Member Sites  ::  JOIN  ::  Forum  ::  Info  ::  Next Ring  
Classical Music WebRing - The Classical Music Ring is an association of sites featuring performers, the history of Classical music, musician biogr

Forums     Login   Signup

Classical Music WebRing

Subrings: Classical Music - Mozart   Classical Opera WebRing   Classical Chamber Music WebRing  
Manager: noooool
The first and best classical music web ring is a "globe spanning" searchable ring of over 100 classical music web sites.

Sponsored Links

Forum Posts - Start a new discussion! Posts 1 - 1 of 1
All Threads |   All Posts   ]

Cesar Franck - Sonata para Violino e Piano - 06/30/2013
http://www.feedburner.com/fb/images/pub/feed-icon16x16.png

A semana passada como sabem os leitores mais atentos pude ouvir de novo esta sonata interpretada por dois jovens músicos , numa excelente interpretação aliás. Esta obra é uma das minhas preferidas e parece por isso estranho que nunca tenha na verdade falado detalhadamente acerca dela. Hoje é o dia até porque fazendo parte da minha lista das 100 Obras chegamos quase a esse ponto (a Traviatta de Verdi seria primeiro mas hoje apetece-me falar desta belíssima sonata). Foi composta em 1886 e contrariamente ao que por vezes se diz não foi composta especificamente para Ysaye e muito menos para o seu casamento. É verdade que foi dedicada a esse fabuloso violinista e compositor, é verdade que foi oferecida como presente de casamento e é ainda verdade que a primeira interpretação não pública teve lugar na véspera do casamento de Ysaye. O que se passou na verdade foi que Cesar Franck não tinha um destinatário especifico para a sonata. Foi a pianista Marie Lontine amiga de ambos que sugeriu a dedicatória. O casamento e oferta surgiu quase como por acaso. Este facto está relativamente bem documentado com a carta de resposta de Cesar Franck ao pedido de Lontine (em inglês aqui porque a fonte que consultei para escrever este texto é inglesa) "You are asking me, dear Madame, to dedicate the sonata to Ysaÿe. I will do so with great pleasure, not having promised it yet to anybody else, and I will be very happy to give it under the advocacy of such an artist" O casamento...

Cesar Franck - Sonata para Violino e Piano

All Threads |   All Posts   ]

Contact Us | Copyright © 2001-2016 WebRing®, Inc. Terms of Service - Help - Privacy Policy